Consultor de Comunicação
Brand, Design e Communications Consultant
Luis Marcelo Mendes é jornalista e consultor de organizações culturais, especialista no desenvolvimento de projetos de comunicação, branding, mídias digitais, editoriais e exposições. Atuação no mercado cultural como curador, professor, palestrante, moderador e na publicação de livros e ensaios.
Desde 2011 dedica seu foco ao setor de museus, sendo um dos principais pesquisadores no Brasil sobre branding, desenvolvimento público e tecnologias. Sua trajetória profissional baseada no entusiasmo, capacidade de conceber estratégias e soluções de comunicação e habilidade de atendimento a clientes.
Teve trabalhos premiados em festivais de Design e Multimídia como Bienal de Design da ADG (São Paulo, Brasil); Videobrasil (Internacional Eletronic Arts Festival, São Paulo, Brasil); Bienal do Mercosul (Porto Alegre, Brasil); Interativo Internacional Show – MECAD – Media Centre d’Art i Disseny (Barcelona, Espanha).
[CV completo] [LinkedIn]
Luis Marcelo Mendes is a journalist and cultural organization consultant who lives in Rio de Janeiro, Brazil. His work focuses on communications projects, design and branding management, digital media, publishing, and exhibitions. Recently, he has been traveling the world, creating communications strategies for cultural institutions in Latin America.
His professional trajectory is based on enthusiasm, his ability to design communications strategies and solutions, and his customer service skills. Since 2011 specializes in the museum sector as an international researcher in branding, audience development, and technologies. He has been engaged with several projects as a curator, lecturer, moderator, and publisher of books and essays.
Awarded in several international design and multimedia festivals such as Bienal de Design da ADG (São Paulo, Brasil); Festival VIDEOBRASIL (Internacional Electronic Arts Festival, São Paulo, Brasil); Bienal do Mercosul (Porto Alegre, Brasil); Interactive International Show – MECAD – Media Centre d´Art i Disseny (Barcelona, Espanha); Museu de Arte de Macau Interactive Art Show (Macau, China); Vidarte – Video y Artes Electronicas (Cidade do México, México) e II National Biennial (Lima, Peru).
Profundo conhecimento do segmento cultural, experiência como empreendedor e vivência abrangente de todos os lados de projetos criativos: as necessidades de gestores, designers, desenvolvedores, provedores de serviços.
His entrepreneurial background and multidisciplinary activities led to a profound knowledge of the cultural sector and a comprehensive understanding of all sides of creative projects: cultural organizations managers, designers, developers, and service providers.
Outras atividades / Other activities
Atividades recentes: Educação e treinamento
- Capacitação técnica sobre comunicação organizacional, comunicação integrada para esquipe de marketing e comunicação do Goethe-Institut na América do Sul (2024).
- Professor de Inovação em Museus, Branding e Estratégias de Comunicação do MBA em Gestão de Museus (UCAM/ABCG, 2015-2023) e MBA de Gestão e Inovação em Instituições Culturais (Expomus/ABCG, 2023).
- Aulas remotas de gestão cultural para a Bilgi Üniversitesi’ndeki (Turquia) e Fundació IL3 – Universitat de Barcelona (Espanha) (2022).
- Minicurso Ibermuseos de Capacitación Museos: estrategias de comunicación y vinculación (2022).
- Professor dos cursos Laboratorio TyPA de Gestión en Museos (Buenos Aires, 2016/2017); Gestão e Produção Cultural (FGV, 2015/2017) e Cidades Criativas: Empreendedorismo e Inovação (PUC – RJ, 2015).
- Mentor do programa Hiper Museus, abordando o tema de Relevância Digital e moderador do Seminário Internacional (2019).
- Professor do ICOM-ITC November Training Workshop realizado no Fujian Museum – Fuzhou (China, 2018).
- Realizou o workshop Nada além da verdade em Lima, Istambul, Medellín, Lisboa, Rio de Janeiro, Panamá e Buenos Aires.
Atividades recentes: Palestras, conferências e eventos
- Palestrante/moderador da mesa Museus: passado e presente, tradição e contemporaneidade na Rio Innovation Week (2023).
- Moderador e palestrante na conferência Museo Reimaginado (Buenos Aires, 2015; Medellín, 2017 e Oaxaca, 2019).
- Curadoria do “Taller de innovación y tecnología interactiva en espacios culturales” (Biomuseo/SENACYT, 2017).
- Keynote speaker da Noite Europeia dos Investigadores (Lisboa, 2017) e ICOM MPR Annual Conference (Taichung, Taiwan, 2014).
- Palestras sobre branding e museus em eventos como Museums and the Web (Portland, 2013); Museum Next (Amsterdã, 2013); Museum Computer Network (Montreal, 2013; Dallas, 2014, e New Orleans, 2016); Seminário Transmuseu (São Paulo, 2014); Rodadas do Conhecimento (Ibram, Brasília, 2014); Museums for a Sustainable Society (Rio de Janeiro, 2015); Festival SESI Cultura Digital (Rio de Janeiro, 2015); Seminário Fomento Presente (Rio de Janeiro, 2016), e 8°Encontro Paulista de Museus (São Paulo, 2016).
- Palestras sobre gerenciamento de projetos criativos na Casa Galván/UAM (México, 2016) e SuperLab Sessions (Rio de Janeiro, 2015).
- Moderador na conferência Conferência Internacional Museus Para Quê? (Rio de Janeiro, 2016) e do debate Museus e seus Públicos (Rio de Janeiro, 2015), promovidos pelo British Council .
- Vice-Chair do grupo Media Production and Branding do Museum Computer Network (2015/2016).
- Membro do comitê de avaliação de propostas da conferência Museums and the Web (2015/2018).
- Jurado e chair do prêmio Media and Technology MUSE Awards da Aliança Americana de Museus (2015/2017).
- Organizador dos eventos Museums Showoff:Rio (2014/2016) e Drinking About Museums (2013/2014).
- Curadoria e organização do evento Museus e Cidades Criativas: Inovação, Conexão e Cultura, realizado no Parque Lage em maio de 2012.