Reprograme
Novas discussões sobre o futuro dos museus / Emerging discussions on the future of museums
A série de livros Reprograme iniciada em 2012 com Comunicação, branding e cultura numa nova era de museus, investiga as transformações nos museus em todo o mundo a partir da reunião de ensaios, artigos e transcrições de palestras de alguns dos mais influentes pensadores da atualidade. É uma iniciativa colaborativa a partir de conteúdos compartilhados e publicação viabilizada por financiamento coletivo – sem uso de recursos públicos.
O segundo volume, Tecnologia, inovação e cultura numa nova era de museus, traz discussões emergentes sobre a abertura de acervos de museus, os desafios do uso das mídias digitais, as posturas éticas face as demandas da sociedade e as mudanças do entendimento do valor público das instituições museológicas.
Luis Marcelo Mendes também participou do livro CODE | WORDS Technology and Theory in the Museum, publicado pela MuseumsETC, reúne alguns dos principais pensadores e profissionais do museu para explorar questões emergentes sobre a natureza dos museus à luz do impacto dramático e contínuo das tecnologias digitais.
Veja também o artigo A story of Love and Hate emMuseum Branding: Redefining Museums for the 21st Century, uma coletânea dos trabalhos produzidos para a conferência ICOM MPR 2014 em Taiwan, publicada pela Associação de Museus Chineses. Uma série de análises e estudos de caso sobre a gestão estratégica de marca em museus.
The Reprogram book series, which began in 2012 with Communication, Branding, and Culture in a New Era of Museums, investigates the transformations in museums around the world by bringing together essays, articles, and transcripts of lectures by some of today’s most influential thinkers. It is a collaborative initiative based on shared content and publication made possible by crowdfunding—without the use of public resources.
The second volume, Technology, Innovation, and Culture in a New Era of Museums, discusses emerging issues such as the opening of museum collections, the challenges of using digital media, ethical stances in the face of society’s demands, and changes in the understanding of the public value of museum institutions.
Luis Marcelo Mendes also participated in the book CODE | WORDS: Technology and Theory in the Museum, published by MuseumsETC. This book brings together some of the leading thinkers and museum professionals to explore emerging questions about the nature of museums in light of the dramatic and ongoing impact of digital technologies.
See also the article A Story of Love and Hate in Museum Branding: Redefining Museums for the 21st Century, a collection of papers produced for the 2014 ICOM MPR conference in Taiwan, published by the Chinese Museum Association. A series of analyses and case studies on strategic brand management in museums.
Excelente curadoria de conteúdos sobre o impacto das novas tecnologias nos museus. Leitura obrigatória para quem é interessado em cultura.Beto Largman